ImperiaLista | Melhores Ficções Científicas dos Últimos Anos

As histórias que mais explodiram cabeças nos últimos anos

30 ago 2017

De 2001: Uma Odisséia no EspaçoPlaneta dos Macacos, os mais variados temas e futuros já foram mostrados em ficções científicas no cinema, nos brindamos com vários clássicos e reflexões sobre a nossa existência.

Nessa ImperiaLista, vamos relembrar alguns dos filmes que fizeram isso da melhor maneira nos últimos anos. As melhores ficções científicas do últimos anos.

A Origem

Christopher Nolan vai aparecer mais de uma vez nessa lista. O trabalho do diretor em A Origem foi marcante para a ficção científica, já que utiliza os sonhos como plataforma de criação de universos, e todos os conceitos de manipulação, extração e inserção de informações são fantásticos, além de ser visualmente incrível. O filme ditou regra, e ainda dita, para as próximas histórias do gênero, pela ótima construção de universo e design de produção. Talvez, o melhor filme do diretor.

Ex Machina

O nosso medo de robôs vem crescendo à medida que a tecnologia avança e vemos a possibilidade de uma Skynet cada vez mais real. Por isso, a realidade mostrada em Ex Machina e a relação “criador x criatura” mostrada ali extremamente perturbadora. O final surpreendente e a trama tensa também nos coloca num clima esquisito de incerteza. Além disso tudo, o filme levou o Oscar de Efeitos Especiais de 2016.

Perdido em Marte

Mais uma vez Matt Damon precisou ser resgatado de algum lugar. O filme é baseado no livro “The Martian” de Andy Weir e foi elogiado por adaptar de forma verossímil toda a ciência daquelas situações. Além disso, a atuação e a tenção pelo resgate de Mark Watney. Diferente da maioria dos filmes espaciais, a história é razoavelmente divertida e otimista. Rendeu até indicação ao Oscar de Melhor Ator para Matt Damon.

Vida

Nós já fizemos a crítica desse filme AQUIO filme conta a história de um grupo de astronautas que encontrou uma forma de vida alienígena pela primeira vez na história. Dentro da estação espacial, eles estudam o ser, e obviamente as coisas dão errado, no melhor estilo Alien: O Oitavo Passageiro. A atmosfera silenciosa e as atuações são o destaque, e a forma do monstro e sua física também chamam a atenção. É mais um daqueles filmes que questionam a interferência humana na existência.

Interestelar

Talvez esse seja o mais cultuado dessa lista, apesar de ter poucos anos. A trama apocalíptica e a relação familiar de Cooper (Matthew McConaughey) e Murphy (Mackenzie Foy/ Jessica Chastain) já são boa parte do atrativo do longa, mas a parte científica é um show a parte. O cientista Kip Thorne trabalhou com a produção do filme para tornar tudo altamente pautado na realidade da ciência, inclusive a versão circular e rotativa do buraco negro.

A Chegada

Desde Interestelar, talvez esse tenha sido o filme que mais gerou discussões científicas devido à sua complexidade e entendimento. A linguista vivida por Amy Adams tem como missão se comunicar com os alienígenas que pousaram na Terra e entender o seu propósito aqui. A forma como a solução é mostrada e o clima criado pelo diretor Dennis Villeneuve fazem do filme um ótimo exemplar de uma ficção científica nova e intrincada, cheio de discussões, reflexões e paradoxos.

Se você lembra de alguma outra ficção científica que não está nessa lista, não esquece de comentar aí embaixo!

%d blogueiros gostam disto: