Crítica | A DC se reinventando no cinema

14/04/2019 às 14:34hs
Shazam

Com o sucesso no mundo cinematográfico, a Marvel ganhou enorme popularidade nesses últimos 10 anos, trazendo histórias pouco conhecidas do grande público, deixando a DC ofuscada nas telas. Como reação, a Warner Bros. iniciou a criação do que viria a ser seu próprio universo compartilhado, que resultaria em encontros épicos.

Porém, longas como Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça (2017) não agradaram a todos, sofrendo duras críticas e colocando em cheque a qualidade do que ainda estaria por vir. Apesar das dúvidas, Mulher Maravilha (2017) e Aquaman (2018) mostraram que o estúdio ainda tinha algumas cartas na manga.

A fim de aproveitar o sucesso alcançado pelos seus últimos filmes, o estúdio decide apostar em um herói pouco conhecido pela nova geração. Shazam conta a história do jovem Billy Batson (Asher Angel), que após um encontro com um misterioso mago, consegue invocar poderes fantásticos ao chamar o nome “Shazam”.

Herói em pé bebendo refrigerante ao lado de um garoto.
Shazam! – 2019

Diferente do que vinha sendo apresentado, o longa segue um tom mais leve e bem humorado, inspirado por filmes como Quero Ser Grande, sucesso dos anos 1980 com Tom Hanks. Outra característica que se destaca é o ar de deboche que o filme consegue criar através de clichês e exageros.

Apesar de ter alguns pontos fracos, o filme consegue divertir, trazendo nostalgia para os mais velhos que assistiam filmes de aventura da sessão da tarde e, sem a menor dúvida, agradando a nova geração, que ainda não o conhecia.

Shazam vem reforçar decisões assertivas do estúdio, ao criar uma história separada do universo compartilhado, possibilitando explorar melhor o herói. Ao apostar nessa decisão, a DC mostra que não precisa seguir o mesmo caminho que a Marvel para alcançar o sucesso nas telonas. A próxima estreia é o tão aguardando Coringa, com previsão de lançamento para outubro, e pelo o que já foi apresentado, irá seguir a linha mais sombria já conhecida do vilão. Pelo o que vemos, podemos esperar grandes produções de heróis ainda não explorados, quem sabe um novo filme da Liga da Justiça com Shazam!

Confira o trailer:

Shazam! | Trailer

Conteúdo Relacionado