Crítica: Mais furiosos do que velozes

Chega aos cinemas o novo filme da franquia Velozes e Furiosos.

01/08/2019 às 15:14hs
Personagens Hobbs sentado em uma moto preta e Shaw encostado em um carro azul

Se formos olhar para o início dos anos 2000 e o primeiro filme de Velozes e Furiosos, dificilmente se imaginaria que, a partir daquele longa, surgiria uma franquia multimilionária como é nos dias de hoje.

O primeiro longa era baseado em um artigo de jornal que reportava o caso de uma gangue que roubava caminhões de carga, usando carros tunados. Por isso, mesmo sendo um filme de ação policial, o original tinha uma cara muito mais urbana e realista, que acabou sendo a única do tipo na franquia.

Após oito filmes e alguns recordes importantes de bilheteria, o estúdio nos apresenta a Hobbs & Shaw, primeiro spin off da série e que deve, no mínimo, ser uma tentativa dos produtores de prolongar a vida útil da franquia principal, que já anuncia seu final para o décimo longa.

Leia mais em: Crítica | Velozes e Furiosos 8

Apesar de finalizar a franquia com um total de 11 filmes (caso não anunciem mais), a fórmula não demonstra cansaço em seus resultados de bilheteria.

O que explica esse tamanho sucesso? Provavelmente as cenas absurdas de ação que enchem os olhos a cada filme. Se considerarmos apenas os três últimos filmes, os membros da família de Dominic Toretto (Vin Diesel) explodiram um avião, saltaram entre prédios de mais de 100 andares, e enfrentaram um submarino no gelo. Tudo isso com bons efeitos visuais e atuações canastronas e divertidas, como o gênero pede.

Personagens Hobbs e Shaw andando com machados nas mãos.
Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

Nessa primeira aventura paralela, Hobbs (Dwayne Johnson) e Shaw (Jason Statham) se odeiam, mas precisam unir forças para deter um terrorista aprimorado geneticamente, interpretado pelo ótimo Idris Elba. O que já se viu do filme aponta para mais cenas de ação absurdas, incluindo uma briga do lado de fora das janelas de um prédio, destruição com veículos militares e muita pancadaria com os dois astros dos filmes de luta.

A ideia aqui parece ter menos a ver com carros, e descambar mais para o lado da ação desenfreada e empolgante. O filme chega aos cinemas nesse fim de semana e promete abrir um novo caminho para o futuro da franquia de ação.

Confira o Trailer:

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw | Trailer

Conteúdo Relacionado

Cinema

O êxito da Ford sobre a Ferrari

Velocidade e adrenalina em meio a corridas frenéticas sempre foi muito abordado na cultura pop, principalmente no cinema, no qual tem uma legião de fãs amantes de filmes focados em rachas com carros incríveis. Apesar de todo ano os estúdios levarem aos cinemas diversos longas com a temática do automobilismo, Velozes e Furiosos acabou ganhando […]