ImperiaLista | 5 diretores de destaque do terror

Alguns dos diretores que ganharam destaque nos últimos anos no gênero do terror.

30/10/2019 às 23:12hs
Imagem ilustrativa.

O gênero do terror sempre teve importância na história do cinema mundial. Do clássico O Gabinete do Doutor Caligari (1920) para cá, diversos clássicos ganharam vida, com suas ideias inovadoras e experiências macabras.

Porém, ultimamente o gênero vem se popularizando por filmes repleto de clichês óbvios, deixando de se tornar uma experiência para ser somente mais um filme previsível, com ações estúpidas dos personagens, como ir no porão onde está o assassino para ser morto ou sustos desnecessários, como em cenas que a trilha sonora para e logo em seguida algo assusta.

Apesar dos filmes ruins terem ganhado espaço, alguns diretores que se lançaram na criação de longas do gênero vem se destacando por dirigir filmes diferentes e muito bem executados.

Separamos aqui uma lista com 5 novos diretores que criaram filmes incríveis de terror e vem se destacando nos últimos anos.

Para essa lista, consideramos novos diretores com longas lançados a partir de 2013.

5º Fede Alvarez

Fede Alvarez

O diretor uruguaio foi o responsável por Evil Dead (2013), remake do clássico de 1981, repleto de muita violência gore e uma excelente fotografia, sendo o primeiro longa-metragem do diretor.

Em seu segundo filme, O Homem nas Trevas (2016), Fede mostrou ser competente em criar um bom terror, sendo muito bem recebido pela crítica e tendo um enorme sucesso de bilheteria.

4º Robert Eggers

Robert Eggers

Apesar de ter divido gostos, A Bruxa (2016) é sem dúvida um filme de terror que soube explorar a tensão vista em películas de terror independente, e logo foi bem recebido pela crítica, ganhando um prêmio no festival Sundance de cinema de 2015, tendo no elenco Anya Taylor-Joy, segundo filme da atriz.

Tendo sido lançado em outubro desse ano nos Estados Unidos, The Lighthouse, o segundo longa do diretor, conseguiu agradar a crítica, novamente dividindo a opinião de quem já viu o longa.

No Brasil, o lançamento foi adiado para janeiro de 2020 e é estrelado por Willem Dafoe e Robert Pattinson.

3º Jennifer Kent

Jennifer Kent

Surpreendendo com seu filme de estreia como diretora, O Babadook (2014) é um terror psicológico cheio de simbolismo, sendo muito bem recebido pela crítica e ganhando alguns prêmios, tendo 98% do Rotten Tomatoes e 86% no Metacritic, é sem dúvidas um dos melhores filmes de terror daquele ano.

The Nightingale, segundo longa da diretora, lançado em agosto deste ano nos Estados Unidos, já conquistou a crítica e ganhou o prêmio especial do júri do Festival de Veneza, o filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

2º Jordan Peele

Jordan Peele

Vindo da comédia e tendo trabalhado em diversas séries, Jordan se lançou como diretor com Corra (2017), que além de ter sido um sucesso de bilheteria, o longa ganhou o Oscar de melhor roteiro original, sendo aclamado por sua forte crítica social e por conseguir criar uma trama tensa do início ao fim.

Já em Nós (2019), o diretor conseguiu criar uma trama inteligente e aterrorizante, onde uma família começa a ser perseguida por clones deles mesmos.

1º Ari Aster

Ari Aster

Aclamado pela crítica, Hereditário (2018), primeiro longa do diretor, se tornou um sucesso. Com uma direção e roteiro impecáveis, Ari Aster logo ganhou destaque entre os novos diretores de terror.

Pouco mais de um ano do lançamento de Hereditário, o diretor lança seu segundo longa. Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019) é ambicioso e impressionantemente bem executado, provando que Ari Aster é um diretor que merece destaque, com um enorme potencial para futuros longas.

Conteúdo Relacionado