O Irlandês | O universo da máfia de Scorsese

O Irlandês, a aposta da Netflix no gênero Gangster.

27/11/2019 às 13:59hs
Imagem ilustrativa.

Dentre os gêneros mais populares do cinema, os filmes de gangster ganhou muitos fãs após o lançamento de O Poderoso Chefão (1972), considerado o melhor filme de todos os tempos, dirigido por Coppola, com Marlon Brando e Al Pacino no elenco.

Logo, filmes que retratavam o mundo da máfia ganhou o gosto popular, por misturar história real e drama muito bem elaborado.

Martin Scorsese, um dos maiores diretores do cinema, contribuiu e muito com o gênero do crime, tendo dirigido Bons Companheiros (1990), Gangues de Nova York (2002), Casino (1995) entre tantos outros.

Após um bom tempo sem retratar a máfia, Scorsese consegue juntar um elenco de peso, com os principais atores do gênero e nos presenteia com O Irlandês, nova produção original Netflix.

O novo filme de Scorsese

Adaptação do livro de Charles Brandt, o longa retrata a história de Frank “O Irlandês” Sheeran (Robert De Niro), veterano de guerra que acaba se envolvendo com a máfia.

Em meio a eventos históricos dos Estados Unidos, Frank relata em seu ponto de vista o envolvimento da máfia no espinhoso caso do desaparecimento do sindicalista Jimmy Hoffa (Al Pacino).

Profundo e contemplativo, o filme faz um resgate histórico ao acompanhar a vida de Frank Sheeran e as consequências de suas péssimas escolhas, se aprofundando nas relações entre os mafiosos e a política.

Frank, o irlandês e Russel sentados a mesa em um restaurante.
O Irlandês – Netflix

Com uma atuação impecável, as lendas do cinema Joe Pesci (Bons Companheiros), Al Pacino (O Poderoso Chefão) e Robert De Niro (Taxi Driver) entregam personagens com camadas dramáticas perfeitas e emoções bem trabalhadas.

A fotografia e os planos realçam a tensão em alguns momentos ao acompanhar com paciência os personagens antes de colocar em prática seus planos, em outros momentos, somos pegos de surpresa ao se deparar com alguma morte ou evento inesperado.

Scorsese consegue conduzir bem a história, levando para as telas exatamente o que quer mostrar, sem pressões ou limitações dos grandes estúdios.

O Irlandês – Trailer

Lançado em poucas salas ao redor do mundo afim de concorrer as premiações internacionais, O Irlandês teve seu lançamento oficial no dia 27 de novembro, na Netflix.

Com elenco de peso e direção impecável, o longa é se tornou um marco para o gênero.

Conteúdo Relacionado