Parasita | Um filme além das aparências

Chega aos cinemas Parasita, novo filme do diretor Bong Joon-ho.

21/11/2019 às 16:25hs
Imagem ilustrativa.

Ainda muito pouco conhecido pela maioria e muito apreciado pelos poucos que conhece, o cinema sul-coreano tem a qualidade e potencial digno das grandes premiações. Filmes como Old Boy (2003), segundo filme da Trilogia da Vingança, e Invasão Zumbi (2016) logo conseguiram reconhecimento internacional de público e crítica.

Com constante evolução, de vez em quando o cinema sul-coreano nos surpreende com tramas bem desenvolvidas, como foi em Invasão Zumbi, e agora com Parasita (2019), novo filme do diretor Bong Joon-ho (Okja), primeira película sul-coreana ganhadora da Palma de Ouro em Cannes.

Mulher subindo as escadas com a mão próximo a boca.
Parasita – Pandora Filmes

Em Parasita, toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão apertado e sujo, as coisas mudam quando o filho adolescente da família consegue um emprego dando aulas de inglês para uma garota de família rica.

Ao ver a oportunidade que teriam, a família de Ki-taek bolam um plano para se infiltrarem na família burguesa, conseguindo empregos, um a um. Contudo, as mentiras motivadas pela ambição custará caro a todos.

Acurado trabalho de Bong Joon-ho

O talento de Bong Joon-ho fica evidente nesse longa, pois o filme prende do início ao fim, fluindo bem e sendo meticuloso com o que mostra em cada cena, levando o espectador a acreditar em algo até chegar em um final surpreendente, encaixando todas as pistas que o longa solta no decorrer de suas duas horas de duração.

As técnicas utilizadas nesse filme tiveram um cuidado fantástico, desde os planos fechados, focando no rosto dos personagens, que de forma sutil mostra o incomodo em alguns momentos, alinhado perfeitamente com o drama de cada personagem, até o foco em alguns cenários ou em uma luz piscando, que faz todo o sentido com o desfecho da trama.

Todas as atuações ficaram ótimas, com destaque para Kang-ho Song, o pai da família pobre, que entregou uma atuação perfeita nas mudanças do personagem no decorrer do filme.

Parasita encantou a crítica e público, com toques de suspense e humor bem dosados, fazendo uma forte crítica as diferenças sociais gritantes. É esperado que Parasita concorra a algumas indicações ao Oscar 2020.

Parasita – Trailer

Parasita estreou em 7 de novembro em algumas salas de cinema.

Conteúdo Relacionado