A importância de um filme do Pantera Negra

O porquê do novo filme do Marvel Studios ser tão representativo

3 fev 2018

Voz é o que todos nós precisamos. Nem sempre na forma literal, mas voz no sentido de termos nossas vontades, crenças e opiniões ouvidas e respeitadas. Infelizmente, as minorias sempre teve esse direito negado, hora de forma escancarada, hora por baixo dos panos.

O acesso à informação que veio com o acesso massivo à internet trouxe coisas boas e ruins. Do lado ruim, temos a propagação de opiniões preconceituosas e odiosas dos mais variados tipos, que vão desde a movimentação de uma base de fãs para prejudicar o desempenho do filme do Pantera Negra no Rotten Tomatoes, e chegam claro, a manifestações claras de preconceito racial, de gênero ou de crença. O lado bom, porém, está em dar voz a quem normalmente não é ouvido, como é o caso dessas minorias.

Em 2017, tivemos um grito positivo nesse sentido, que foi o lançamento aclamado de Mulher-Maravilha no mundo todo. Sendo assim, o entretenimento mostra que compreende a necessidade desse tipo de material conscientizador.

Em períodos de Marcha Neo-Nazista nos EUA, ter um filme que coloca o holofote na cultura negra e de fato reúne um elenco majoritariamente negro também inflama os mais variados movimentos, pro bem e pro mal. Prejudicar o filme por mero capricho e vingança pelo mal desempenho dos filmes da DC nas telonas e nas avaliações é uma amostra do que o ódio e a infantilidade podem trazer de ruim para a indústria, mas isso é assunto pra outro post.

Em contrapartida, a atriz Octavia Spencer (A Forma da Água, A Cabana) irá bancar a sessão de cinema do filme para crianças de uma comunidade carente no Mississipi. Essa ação permitirá que dezenas de crianças negras se vejam representadas na tela do cinema, dessa vez, com orgulho, como uma celebração de sua cultura.

O filme também traça paralelos vez ou outra com o Partido dos Panteras Negras, fundado em 1966 e que teve seu fim em 1982. A pensamento que guiava o grupo desde sua fundação era um amor infinito pelas pessoas.

Esse deveria ser o pensamento de todo o mundo. Talvez , Pantera Negra seja mais um desses pontos de virada. Vamos torcer.

%d blogueiros gostam disto: